De rasteira

A estratégia de António Costa, depois de 4 de Outubro, tem-se revelado uma verdadeira incógnita. Estamos a um fim de semana de saber, se esta estratégia resultou numa primeira fase, visto que só o tempo da legislatura nos dará uma perspectiva mais correcta se ela foi acertada ou não.

O que ressalta de tudo isto, é que um perdedor, se transforma numa espécie de D. Sebastião da esquerda, e de repente pode vir a ser o novo Primeiro-Ministro. ironia do destino, alguém que não conseguiu seduzir o eleitorado para ser PM, necessita agora do apoio do BE e PCP para lá chegar, ainda que sob a capa de “apoio parlamentar”.

Costa, nunca mais se livrará deste pecado, para os centristas. Nunca mais, passem os anos que passarem, se livrará de ter governado com o apoio da esquerda mais radical. [é um facto que esta esquerda é mais radical, mas têm todo o direito de contribuírem em soluções para o país].

A aliança á esquerda fará Costa perder o centro. Pior, o PS poderá estar á beira de perder o centro, onde sempre se colocou, mesmo com as suas tendências à esquerda.

A nova “colega” de Costa, Catarina Martins é uma mulher inteligente. Apesar de não concordar com a maioria das suas ideias, considero que esta senhora tem tido um papel muito importante para a esquerda porque é competente, e porque “lê” o jogo com inteligência. Foi capaz de rapidamente pegar nas suas bandeiras e coloca-las no alto e estar a retirar dividendos com isso.

Estudou os “dossiers” antes e durante a campanha, apareceu bem preparada, capaz de dar resposta a qualquer um. E não querendo lugares (as palavras são dela), conseguiu colocar-se num patamar que Costa já não conseguirá evitar.

Costa, a dias do seu grande “pequeno” momento, poderá ter de sujeitar-se ao sucesso de Catarina, e à possível e provável “Pasokização” do seu PS, que parece já não ser seu.

Olho em redor de Costa e do seu núcleo duro, e francamente apenas a Isabel Moreira, me parece ser alguém com estrutura, fibra e inteligência para fazer frente ao que aí vem.

Pode ser que Costa passe de rasteira, ou que Catarina “A grande” lhe passe uma rasteira.

catarina costa rr

[Foto: RR]

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s