Embrulhadas

“O que interessa é o embrulho”

Até agora. Esta semana, uma investigação da Quartz (baseada em denúncias à boca pequena dentro da indústria) revelou que, afinal, os irmãos hipster começaram por derreter barras de chocolate francês de qualidade, mas industrial. Nada de produção do grão à barra. Não foram tão inovadores e originais como alegavam, e há quem diga que não eram garantidas as origens de todos os produtos que vendia como tal. Vendiam nos primeiros tempos, afinal, pouco mais do que chocolate saboroso mas industrial, embrulhado em papéis extraordinários de encher o olho e catapultado por uma estratégia de marketing brilhante. Not so special after all.

O que os chocolates têm a ver com Mourinho? A importância do embrulho. José Mourinho chegou ao Chelsea e, logo na sua primeira entrevista, autointitulou-se “The Special One”. Fez do clube, com dinheiro a rodos, o que ainda assim não se imaginava. Quebrou recordes, liderou tabelas, foi eleito o melhor entre os melhores treinadores do mundo (em 2011). Além da técnica, foi o seu enorme carisma, esse misto de qualidades que um líder deve ter, o que mais determinou o seu sucesso. Napoleão dizia que um líder é um vendedor de esperança, e Mourinho era isso tudo e mais alguma coisa. Queres ser especial, vende-te como tal.

Mafalda Anjos, Revista Visão

O artigo completo aqui.

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