De rasteira

Ponto final em 2015. Vem ai novo ano cheio de coisas boas, pelo que se promete.

O ano difícil que agora termina, foi o ano em que não valeu a pena ganhar eleições em Portugal, porque os segundos parece que desta vez se tornaram em primeiros. Ficará na história a reconversão dos resultados eleitorais e politicamente por aqui nada será como dantes.

Por outro lado está a terminar o mandato do piro PR da história de Portugal. Virá outro, novo, mas parece que pelo aspecto teremos quase o mesmo.

Foi o ano do falhanço do Syriza. Não o digo com nenhum requinte de gozo. Foi a promessa falhada de Tsipras que prometeu o céu e a terra e hoje aplica austeridade brutal sobre os gregos. No fim deste jogo estúpido, o povo grego é quem sofre há anos a fio. O resto é demagogia.

Diz que foi o ano do terrorismo, que culminou idade que assistimos em Novembro em França. Os atentados de Paris levam-nos a pensar de que deveremos ter uma atitude sobre o terrorismo e que não poderá ser fraca sob pena de sermos depenados.

Foi o ano em que as coisas começaram a virar politicamente na Venezuela e na Argentina e ainda bem que assim é.

Foi o ano de CR7, que justamente recebeu a Bola de Ouro, que perderá agora em Janeiro para LM. Foi o ano em que o Benfica foi bi-campeão. Já não o era há décadas. Mas deixem-me confessar que este ano poderemos não ser tri (pelo menos na altura que escrevo estamos longe do 1º), mas talvez tenhamos ganho uma equipa. Acabaram-se as tiradas ridículas. No final do campeonato falarei sobre o que se passou esta época.

2015, foi o ano em que partiu muita gente de valor da cultura, entre a música, poesia, teatro e cinema. E partiu gente que fazia mexer a cultura.

Venha 2016. Melhor que 2015. Sem repetir erros antigos.

A nós.

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s